Receita #1: Leite de aveia

Experiência culinária fit #1: Leite de Aveia

Leite de Aveia 1

Estou em processo de cortar leite e derivados da dieta, pelo que ando lendo das vantagens para o organismo e pelo papel desses alimentos na manutenção da gordura abdominal. Ainda não cortei completamente (acho que nem pretendo) mas tenho reduzido e vou evitar ao máximo, só não pretendo virar xiita porque senão sei que eu mesma não seguro a onda por muito tempo.

Gosto muuuito de leite, sério meeeesmo, andava tomando quase meio litro por dia (olha o exagero!), de leite integral Leitíssimo (que é o melhor de todos, muito saboroso) e agora estou começando a experimentar as opções para não sentir tanta falta.

Os leites vegetais (aveia, amêndoas, nozes, castanhas, etc) não tem gosto de leite nem as mesmas características nutricionais mas é uma forma de acompanhar coisas que você gostava de tomar com leite (tipo meu All Bran de manhã, que amo) e o leitinho antes de dormir (#viciada) e também substituir o leite em receitas.

Decidi experimentar primeiro o de aveia, que é o mais em conta, e peguei a receita no Acredita Bonita:

Mas fiz deste jeitinho:

– comprei a aveia em flocos (daqueles grandes, não aqueles flocos triturados, depois vou tentar com eles para ver se fica mais certo)

– 1 xícara de aveia

– coloquei de molho por 20 minutos em 2 xícaras de água filtrada.

– depois coloquei tudo no liquidificador e bati por uns dois minutos

– coei e guardei num vidro esterelizado na geladeira.

Observações:

– na receita original pedem 2 xícaras de aveia para 3 de água eu pus 1 de aveia para 2 de água

– na receita original pede aveia em flocos mas no supermercado você acha flocos grandões (prensada) e flocos menores, eu usei a prensada.

– rendeu quase 500ml de leite de aveia mas grosso para c*. Gosmento mesmo, babento. Não sei se é assim, vou experimentar diluir um pouco ainda.

– a aparência depois de coado foi de um leite meio pintadinho parecendo mingau mesmo.

– o gosto sem adoçar é estranho, coloquei estevia para comer junto com o All Bran mas como eu disse tava muuuuito gosmento mas substituiu o leite.

Vou testar ainda de outras formas mas aprovei com algumas ressalvas, acho que preciso ajustar o preparo e depois posto por aqui minhas novas observações.

 

Leave a Reply

